GDD2011

E ai pessoal mais um período sem posts mas a correria com meu projeto aumentou mais do que eu esperava depois do lançamento do site e posso adiantar que em breve vamos ter muitas novidades. Realmente o processo todo tem sido muito bom pelo aprendizado mas o desgaste também é grande.

Mas vamos ao que interessa, nesta última sexta-feira, dia 16/09, estive no Google Developer Day Brasil 2011 para conferir algumas das palestras. A última vez que estive no GDD foi em 2009 e comparado com este ano a impressão que tive foi de que a organização piorou e o evento cresceu. O aumento no número de participantes era evidente, contudo, o local de realização foi o mesmo de dois anos atrás que, apesar de ser muito grande, parecia mal organizado com muito empurra-empurra e palestras que as vezes davam sono, sem contar na comida que comparada com o evento da Motorola para desenvolvedores ocorrido em maio deste ano parecia dieta hehehe.

Voltando às palestras, fui ao evento com intenção de focar nos tópicos que abordavam Android e HTML5, assuntos que tenho estudado muito ultimamente. Haviam 4 salas cada uma cobrindo assuntos diferentes com 6 sessões em cada sala. Confesso que a abertura do evento deixou eu e muitos outros participantes empolgados com o que se seguiria ao longo do dia, mas o que se viu depois foi um show de apresentações repetitivas, superficiais e repletas de piadas ruins. Dessa forma, nas próximas linhas vou tentar fazer um apanhado geral do que havia de mais interessante nas palestras que assisti.

OBS: As apresentações devem ser publicadas em breve na internet através do canal YouTube do Google Brasil. Neste endereço você pode acompanhar também os videos de edições anteriores. Assim que os links de cada apresentação saírem eu atualizo este post com eles.

Android Market para desenvolvedores

De longe a melhor das palestras que assisti no evento. O conteúdo apresentado por Dan Galpin, deu noções sobre a publicação de APK’s no Android Market, citando melhores práticas de deploy e as novidades implementadas pelo Google como relatório métricas de instalação de aplicativos, novos modelos de licensiamento para aplicativos pagos e a possibilidade de publicação de múltiplos APK’s (funcionalidade que tira o peso do desenvolvedore ter que criar uma única APK funcional para todos os dispositivos). Ele ainda comentou sobre as recentes mudanças no algoritmo de ordenação de buscas do Market e as avaliações feitas pela equipe do market sobre aplicativos que alavancam a plataforma bem com o processo de certificação de aplicativos e desenvolvedores com recomendação do Google.

HTML5

Confesso que as palestras de HTML5 me decepcionaram um pouco. Lembro de quando comecei a ouvir sobre o movimento de atualização do HTML onde todos os esforços estavam voltados para manter linguagem e recursos equalizados entre os principais browsers do mercado, afinal não tem nada pior para o desenvolvedor web ter que escrever o mesmo sistema de N maneiras diferentes uma para cada browser. Ao que me parece as propostas vão continuar sendo unilaterais e cada um vai implementar o que achar legal e da maneira que bem entender.

Dentre as propostas do Google a que achei mais interessante foi a de WebIntents, conceito muito parecido com o Intent do Android que permitirá o compartilhamento de conteúdo entre sites de maneira mais fácil e controlada, recurso excelente para mídias sociais. Outro recurso interessante mas que parece mais padronizado entre os browser são as novas apis de Video e Som acessadas diretamente via javascript contendo muitos efeitos e facilidades, algo que pode causar um grande impacto no uso de plugins de terceiros para consumo de aúdio e video na web.

Construindo seu negócio baseado em plataformas móveis

Outra palestra que gostei bastante apesar de meio bagunçada. O diretor de vendas em publicidade móvel para América Latina Peter Fernandez fez uma apresentação conjunta com um dos sócios da Best, Cool & Fun Games, empresa brasileira que vem se destacando na produção de jogos para smartphones e tables Android e iOS. O apresentador mostrou numeros do crescimento do mercado Android e estratégias de investimento em propaganda nesta plataforma usando o case de um dos aplicativos da Best, Cool & Fun Games, o AntSmasher. Duas dicas de destaque apresentadas: a plataforma AdMob que foi comprada pelo Google e tem forte atuação na publicidade móvel e o site Guide to the App Galaxy que oferecem um guia detalhado para quem quer se aventurar no desenvolvimento, publicação e quem sabe até ganhar uma grana com aplicativos para Android.

Esse foi um resumo geral, aos interessados recomendo ficarem ligados na publicação dos videos do evento no youtube. Espero ter passado um pouco do que presenciei e que ano que vem o evento seja melhor organizado e conduzido.

Até mais

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