Divulgação de aplicativos com AdMob

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre a plataforma AdMob e o seu uso na divulgação de aplicativos para dispositivos móveis. Originalmente eu pensava em abordar este tópico durante um dos diversos posts sobre desenvolvimento Android, mas resolvi fazer essa separação visto que o AdMob também pode ser utilizado em outros sistemas.

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que minha experiência utilizando o AdMob foi bem superficial, onde efetuei a veiculação de anúncios por apenas alguns dias. O que pretendo expor aqui engloba diversos aspectos positivos e negativos dessa experiência para que você possa avaliar o mais importante: Vale à pena investir? Confira!

Facilidade de Uso

A interface disponibilizada pelo serviço para a criação de anúncios me pareceu muito bem trabalhada, havendo poucos pontos onde me senti sem qualquer orientação. O processo segue um padrão Wizard conduzindo o usuário e dando dicas com relação ao orçamento investido no anúncio. Um ponto de destaque são as opções de segmentação do anúncio, que permitem definir desde os modelos de aparelho, faixa etária e região onde ele será veiculado. Como ponto negativo acredito que alguns termos utilizados não estão bem explicados o que pode deixar o usuário meio inseguro, o que não chega comprometer o uso apresentando uma interface muito mais amigável que o AdWords

Relatórios

Confesso que não explorei muito os relatórios fornecidos, mas o que pude observar é que não existe uma diversidade muito grande. O principal relatório (e mais útil) é o chamado “Campaign Report” que apresenta as informações “Visualizações”, “Clicks”, “% de Clicks por visualização”, “Custo” e “Custo médio por Click”. Estas informações são apresentadas por dia no formato gráfico e tabular, sendo a forma mais simples de acompanhar o andamento da publicação e seu retorno. Durante o uso percebi que os dados possuem um delay muito variável para serem atualizados, o que em algumas vezes atrapalhou o acompanhamento.  Neste quesito minha avaliação pende mais pro lado negativo.

Custo

Ao iniciar o uso da ferramenta me deparei com algumas condições impostas que eram um tanto quanto “chatas”. Existe um valor mínimo de carga para a veiculação de anúncios que naquele momento era de 50 dólares (não sei se esse valor foi alterado). Além de estipular um valor mínimo para a carga existem outras regras semelhantes como um orçamento mínimo diário de 10 dólares e um custo por click mínimo de 4 cents. Uma publicação como a minha que use todos os “mínimos” estipulados pelo sistema consegue uma veiculação diária até 250 clicks durante 5 dias o que dependendo do seu aplicativo pode ser o bastante para fazer ele ficar conhecido.

Sendo esse um dos pontos chave para a decisão de usar ou não o serviço vou expor algumas opiniões. No primeiro momento me pareceu lógico que para medir o nível de aceitação e interesse das pessoas pelos anúncios seria interessante verificar a informação % de Clicks por visualização (CTR). Assumindo que quanto maior a porcentagem maior o interesse dos usuários pelo anúncio uma vez que isso denotava que menos visualizações foram necessárias para atingir o limite de clicks. Comecei a analisar esse cenário sob outro enfoque assim que notei o tempo necessário  para estourar o orçamento diário. Em alguns dias isso ocorreu em menos de 1 hora de veiculação o que me assustou bastante no início, mas é perfeitamente compreensível dado o tamanho da plataforma e a quantidade de aparelhos ligados à internet nos dias de hoje, contudo, uma analise mais fria me levou a crer que o melhor era ter um numero muito maior de visualizações e uma mensagem de impacto no anúncio. O usuário poderia não clicar no banner o que prolongaria sua veiculação visto que pagamos apenas pelos clicks, porém o simples fato de o usuário ter visualizado e memorizado o anúncio permitiria que ele procurasse informações posteriores sobre o aplicativo.

Vale deixar claro ainda que existem outras modalidades de cobrança e definição de custos para os anúncios, as quais eu não utilizei,  e podem se encaixar melhor diferentes perfis orçamentários.

Conclusão

Após os 5 dias de uso do sistema cheguei a algumas conclusões:

  • Apesar de parecer barato pagar 4 cents por click a taxa de retorno é muito baixa e no final o custo é muito maior tendo em vista o valor mínimo de carga
  • A velocidade com que os anúncios são disparados é muito alta e isso pode afetar positiva e negativamente sua campanha dependendo do tipo de anúncio e de aplicativo. É preciso focar muito bem e produzir banners de acordo com a intenção da campanha (clicks ou visualizações)
  • De maneira geral a divulgação de uma campanha atinge um pico que vai diminuindo com o tempo uma vez que seu anúncio deixa de ser novidade.
Respondendo sua pergunta: Valeu à pena usar? Sim e não. Sim pela experiência e não pelo retorno.
Até breve.

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